“Uma das maiores dificuldades evidenciadas pelos docentes, e que causa perturbação na qualidade do trabalho desenvolvido no âmbito da educação inclusiva e de uma adesão plena aos princípios preconizados na Lei, é o grande volume de medidas (universais, seletivas ou adicionais) a implementar e a acumulação de atividades daí decorrentes, com vista ao desenvolvimento pessoal, interpessoal e social, face à quantidade de alunos que destas usufruem. (…)
Exemplo #3:
“O problema consiste em organizar programas e atividades suficientemente compreensivos e coerentes para responder aos objetivos da educação inclusiva. É até difícil saber exatamente no que consiste a educação inclusiva que tanto se apregoa hoje nas escolas. A mensagem mais difundida é que a escola é para todos e que todos têm direito a aprender tudo e ao seu ritmo. Isto levanta pelo menos três questões que me inquietam. Será que tudo está ao alcance de todos? E se é o aluno a marcar o ritmo, o professor tem de avançar a quantos ritmos diferentes? Mais, como pode o professor assumir um papel responsável perante os alunos e a sociedade quando está sobrecarregado com o propósito de chegar a tudo e a todos? É ter de olhar em diversos sentidos ao mesmo tempo e arriscar perder o norte [...]”
Docente, Ensino Secundário
Como ultrapassar este desafio? O trabalho que se faz é todo eficaz? Como podemos gerir mais eficazmente o tempo? Como serão os dispositivos ideais de colaboração, de registo significativo, articulação e monitorização? Quão longe está a minha escola desta gestão eficiente?"
Retirado de "Módulo 1: Gestão da Educação Inclusiva"
Sala 4 - Eunice Abre, Sandra Alpalhão e Eulália Martins
ResponderEliminarUltrapassar este desafio é utópico. Os docentes fazem o que podem mediante as ferramentas, os meios e as possibilidades que têm.
Poderíamos gerir mais eficazmente, o tempo recorrendo a coadjuvação em sala de aula, em todas as disciplinas, tendo em consideração um maior trabalho colaborativo.
Ainda falta muito para que sejam consideradas estas medidas, sendo os recursos mínimos. É urgente haver mais professores para ajudar nesta tarefa.
Como ultrapassar este desafio? Como serão os dispositivos ideais de colaboração, de registo significativo, articulação e monitorização?
ResponderEliminar- Trabalho em colaboração entre os vários agentes educativos;
- Coadjuvação em sala de aula;
- Mentorias entre alunos;
- Reduzir o número de alunos por turma;
- Redução de n.º de turmas para possibilitar mais tempo de trabalho colaborativo entre professores, preparação de materiais;
- redução de burocracia em detrimento de maior investimento e planeamento do trabalho letivo;
- Condições nas escolas utilização das novas tecnologias para feedback espontâneo;
- investimento em formação e partilha de experiências.
O trabalho que se faz é todo eficaz?
Nem sempre é eficaz. É necessário experimentar várias estratégias.
Vera Gomes
Isabel Ferrão
Sofia Narciso
Como ultrapassar este desafio? Como serão os dispositivos ideais de colaboração, de registo significativo, articulação e monitorização?
ResponderEliminar- Trabalho em colaboração entre os vários agentes educativos;
- Coadjuvação em sala de aula;
- Mentorias entre alunos;
- Reduzir o número de alunos por turma;
- Redução de n.º de turmas para possibilitar mais tempo de trabalho colaborativo entre professores, preparação de materiais;
- redução de burocracia em detrimento de maior investimento e planeamento do trabalho letivo;
- Condições nas escolas utilização das novas tecnologias para feedback espontâneo;
- investimento em formação e partilha de experiências.
O trabalho que se faz é todo eficaz?
Nem sempre é eficaz. É necessário experimentar várias estratégias.
Vera Gomes
Isabel Ferrão
Sofia Narciso
Sala 2 - Ilda Pinela, Ana Pires, Carla Carneiro, Helena Nunes
ResponderEliminarComo ultrapassar este desafio?
Organização, planeamento, cooperação entre todos os intervenientes da comunidade educativa.
O trabalho que se faz é todo eficaz?
Se todos os envolvidos (comunidade escolar) não cooperarem não se consegue atingir um trabalho eficaz.
Como podemos gerir mais eficazmente o tempo?
Planificação/planeamento rigoroso das atividades (articulação curricular) a desenvolver.
Como serão os dispositivos ideais de colaboração, de registo significativo, articulação e monitorização?
Atividade de articulação curricular, promover a utilização de material multimédia (kahoot, plickers, khan academy) e manipulável (puzzles, mab, ...)
Quão longe está a minha escola desta gestão eficiente?
A escola apresenta uma gestão pouco eficiente devido à escassez de recursos humanos e materiais.
sala1 Andreia Vinagre, Isabel Santana, Maria Prates, Paula Rocha
ResponderEliminarNem todo o trabalho que fazemos é eficaz devido ao elevado numero de alunos por turma e à diversidade de caraterísticas e capacidades de cada aluno (linguísticas, cultural, conhecimentos anteriormente adquiridos, etc.). Para tentar minimizar este problema poderíamos reajustar as dificuldades sentidas recorrendo à interajuda entre alunos com características diferentes quer ao nível de conhecimentos quer ao nível da Socialização. Por estas razoes consideramos que a nossa escola está longe do ideal.
Sala 2 - Ilda Pinela, Ana Pires, Carla Carneiro, Helena Nunes
ResponderEliminarComo ultrapassar este desafio?
Organização, planeamento, cooperação entre todos os intervenientes da comunidade educativa.
O trabalho que se faz é todo eficaz?
Se todos os envolvidos (comunidade escolar) não cooperarem não se consegue atingir um trabalho eficaz.
Como podemos gerir mais eficazmente o tempo?
Planificação/planeamento rigoroso das atividades (articulação curricular) a desenvolver.
Como serão os dispositivos ideais de colaboração, de registo significativo, articulação e monitorização?
Atividade de articulação curricular, promover a utilização de material multimédia (kahoot, plickers, khan academy) e manipulável (puzzles, mab, ...)
Quão longe está a minha escola desta gestão eficiente?
A escola apresenta uma gestão pouco eficiente devido à escassez de recursos humanos e materiais.