Equívoco#1: A educação inclusiva é incompatível com uma educação de qualidade.
Exemplo #1:
“Não há dúvida de que, ao baixar o nível de exigência, a escola fica mais longe de atingir as metas de excelência a que se propõe. Há professores que não entendem que o princípio da inclusão escolar também tem como objetivo valorizar as aprendizagens, apesar de não ser o único domínio a ser valorizado. Este propósito está bem definido no Projeto Educativo, mas ainda assim não é seguido por todos (...)”
(Diretora de Agrupamento de Escolas)
Exemplo #2:
“(...) leciono português e, no 9.º ano, os meus alunos têm de ser submetidos a um exame nacional, cujos resultados terão implicações noutras avaliações; embora os aceite, goste deles e me esforce por ser o mais profissional possível, vejo os como um obstáculo também na obtenção de melhores resultados com os outros alunos(...)”.
(Cardoso, 2011) - Excerto de entrevista
Exemplo #3:
"Baixar a fasquia? O que nós estamos a fazer é alargar a base do sucesso. Se mais estão a aprender, a base da pirâmide alarga se, naturalmente. As percentagens ou proporções alteram-se… Mas temos sempre o topo. A base alargou e agora nota se que o pico é mais reduzido, mas isso é mesmo assim. Os do topo estão sempre lá. Os que não estavam eram os da base. E isto porque queremos que todos aprendam… os resultados são diferentes porque os objetivos são diferentes… Já não estamos a trabalhar apenas para a excelência; estamos a trabalhar para que todos aprendam."
(Diretora de Agrupamento de Escola)
Comentar: (É suficiente responder apenas um colega, mas deve identificar os elementos do grupo de reflexão)
1 - Como promover uma (nova) visão de Educação de Qualidade, menos assente em resultados académicos?
2 - Como promover a mudança para cumprir o previsto em orientações como o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (ajustada a uma sociedade do conhecimento)?
1.
ResponderEliminarComponente mais prática virada para o interesse dos alunos
Envolver a comunidade (pais)
Trabalhos de projeto
Preparar para o futuro
2.
Para os alunos estrangeiros criar um ANO ZERO (iniciação à língua de acolhimento)
Práticas centradas nos alunos (jogos lúdicos, tarefas práticas, atividades ligadas à música, oralidade, etc…)
Envolver os alunos na planificação das aulas/tarefas;
Saber estar / saber ser – promover práticas de cidadania
Sala 5 – Isabel Ferrão, Rita Figueiredo, Sandra Alpalhão
1. Uma nova visão de Educação de Qualidade seria:
ResponderEliminar- Valorizar a avaliação formativa;
- Promover um acompanhamento mais individualizado nas turmas sempre que possível;
- Refletir sobre a necessidade de um novo modelo na avaliação dos docentes, relativamente à avaliação percentual do sucesso nas turmas lecionadas;
- Procurar o equilíbrio entre as metas a atingir e o nível de motivação dos alunos, de modo a valorizar o contributo de todos e promover a equidade.
2. Adequar o ensino a cada aluno respeitando a sua individualidade, perfil e ritmo de aprendizagem, bem como as suas motivações.
Formandas: Ana Pires, Isabel Santana, Vanda e Ana Luísa Silva.
Sofia Narciso, Carla Carneiro, Ilda Pinela e Eulália Martins - sala 3- Devem valorizar-se os saberes , conhecimentos, vivências dos alunos, o seu empenho, motivação assim como os progressos alcançados. Todos aprendem ainda que com diferentes níveis de apreensão e aplicação de conteúdos.
ResponderEliminar2) Existem múltiplas formas de alcançar as aprendizagens essenciais ou seja de atingir o Perfil dos Alunos, não existindo um modelo único neste processo. Existem várias estratégias mas os interesses dos alunos deverão ter sido em conta, aceitando o desafio que nos traz esta nova sociedade para termos uma comunidade escolar mais abrangente.
Sala1: Paula Rocha, Maria Prates e Helena Nunes
ResponderEliminar- Perceber os interesses do aluno para ir ao encontro desses mesmo interesses, de forma a motivar o aluno e conseguir obter melhores resultados.
- Planear aulas mais práticas de modo a que eles se sintam mais uteis para a sociedade, utilizando ferramentas digitais como Kahoot, jogos interativos, …
- Grupos heterogéneos de modo a existir espirito de entreajuda, troca de experiências, partilhar conhecimentos/saberes e complementando os conhecimentos dentro do grupo.
- Feedback (Reforço positivo) ao longo da realização das tarefas.
sala 4 (Andreia Vinagre, Eunice Abre, Maria Barracosa e Vera Gomes):
ResponderEliminar1. Valorizar mais o processo de aprendizagem e evolução individual do aluno do que os resultados académicos.
2. Diminuir o número de alunos por turma; solicitar coadjuvação em sala de aula; diversificar metodologias; apostar no trabalho colaborativo; implicar os alunos na sua própria aprendizagem; recorrer à figura do aluno mentor/tutor.