O DUA suporta-se num conjunto de orientações para tornar os ambientes de aprendizagem mais acessíveis a todos os alunos (Al Hazmi & Ahmad, 2018; Alves, Ribeiro & Simões, 2013a; Alves, Ribeiro & Simões, 2013b; Alves et al., 2018; CAST, 2022; Nunes & Madureira, 2015; Meyer et al., 2014).
Trata-se de uma abordagem curricular que assenta nos seguintes pressupostos:
- o planeamento das práticas pedagógicas é intencional, proativo e flexível, considerando a diversidade de alunos em sala de aula;
- a forma como cada aluno aprende é única e singular; devem identificar-se e remover-se as barreiras à aprendizagem e participação, e maximizar as oportunidades de aprendizagem para todos os alunos;
- a implementação de práticas pedagógicas em sala de aula, tendo por base o DUA, implica uma abordagem personalizada por parte dos docentes, na forma como envolvem e motivam os alunos nas situações de aprendizagem, no modo como apresentam a informação e na forma como avaliam os alunos, permitindo que as competências e os conhecimentos adquiridos possam ser manifestados de maneira diversa.
A partir da análise do Anexo 8 – Planificação – procure planificar a diferenciação pedagógica de dois hipotéticos de alunos, numa atividade de flexibilidade curricular, nos seguintes pontos:
Sala 2
ResponderEliminarCarla Carneiro, Isabel Ferrão, Isabel Santana e Sofia Narciso
Aluno A - estrangeiro
Aluno B – mutismo seletivo
Identificação de barreiras – Aluno A
- barreira linguística (não comunica em português e com dificuldades na comunicação em inglês);
- compreensão, interpretação e aplicação de conteúdos;
- expressão escrita e oral e consequentemente na comunicação;
- barreira cultural;
Identificação de barreiras – Aluno B
- socialização;
- participação;
- expressão oral;
Soluções para eliminar as barreiras identificadas ao nível dos meios de envolvimento
Conteúdo – rotina diária
- Visionamento de um vídeo com frases e palavras-chave em destaque;
- Criar um grupo com elementos de referência para o aluno B e com competências sociais para facilitar a integração dos alunos;
- Após as apresentações, os trabalhos serão compartilhados num Padlet para que todos os alunos façam comentários, destacando aspetos positivos e fazendo sugestões construtivas.
Soluções para eliminar as barreiras identificadas ao nível dos meios de representação
- No canva, fazer em grupo um quadro comparativo da rotina diária do aluno A no seu país de origem e desse aluno no país de acolhimento, bem como dos restantes alunos.
Soluções para eliminar as barreiras identificadas ao nível dos meios de ação e expressão
- Apresentar / partilhar com a turma. Alguns dos slides incluiriam gravação de voz do aluno B.
Metodologias e materiais
Vídeo exemplificativo
Trabalho em grupo (consultar a internet para consultar vocabulário/imagens de modo a interagir)
Template do canva
Padlet para compilação dos trabalhos (permitir partilhar/dar opiniões)
Eunice Abre, Ilda Pinela, Paula Rocha
ResponderEliminaraluno 1:
Barreira - comunicação e expressão verbais e escritas em português
Meios de envolvimento - testes, trabalhos, kahoot, respostas a questões levantadas em aula, trabalhos relacionados com artes visuais e expressão plástica, edpuzzle.
Meios de representação - recurso ao desenho, meios digitais, expressões artísticas, jogos interativos (aula mais prática, visual)
Meios de ação e expressão - (exemplo Os planetas - pode recorrer ao canva para apresentar um planeta e suas caraterísticas, com vídeos que encontrou sobre o tema, fazer uso de dicionário/tradutor do Cambridge), uso do padlet, construir uma maquete de um planeta ou do sistema solar, trabalho de grupo com alunos mais integrados no sistema de ensino português), fazendo uso da sua criatividade.
Aluno2:
Barreira - comunicação verbal
Meios de envolvimento - testes, trabalhos, kahoot, trabalhos relacionados com artes visuais e expressão plástica, edpuzzle.
Meios de representação - recurso ao desenho, meios digitais, expressões artísticas, jogos interativos.
Meios de ação e expressão - (exemplo Os planetas - pode recorrer ao canva para apresentar um planeta e suas caraterísticas, recorrendo a vídeo com áudio da sua própria voz e pesquisa exaustiva que fez sobre o tema, fazer uso de dicionário/tradutor online do Cambridge), uso do padlet, construir uma maquete de um planeta ou do sistema solar, trabalho de grupo com alunos com quem o aluno se relacione melhor, fazendo uso da sua criatividade.
Sala 1
ResponderEliminarSandra Alpalhão, Eulália Martins, Maria Prates e Vera Gomes
Aluno A - Imigrante que não fala Português
- Barreira da Língua; Dificuldades de integração na Comunidade Escolar; Barreira Cultural
Meios de envolvimento:
sentar o aluno(a) próximo do professor e junto de um colega que domine a Língua Inglesa (mentoria);
Meios de representação:
Selecionar os conteúdos / conceitos menos complexos; utilização de um recurso digital (telemóvel, tablet ect), para recorrer à tradução; Reforço de um apoio com um grupo de alunos de PLNM (elaboração de horários coincidentes em contra horário); utilização de vídeos, animações , jogos que facilitem a aquisição de vocabulário e que implique a interação entre os alunos da turma
Meios de ação e expressão
apresentação de pequenos textos escritos nas 2 Línguas: 1ºfazer a pesquisa em inglês e depois fazer a tradução
Aluna B - Mutismo Seletivo
Dificuldades de comunicação e socialização com os seus pares
Meios de envolvimento:
Não pressionar a aluna/respeitar o espaço/tempo; criar empatia (tentar saber quais os temas de interesse da aluna)
Meios de representação:
valorização e elogio dos seus progressos (reforço positivo)
Meios de Ação e expressão:
apresentação dos trabalhos por escrito ou em suporte digital.
Sala 4 – Vanda, Ana Filipa Pires e Helena Nunes
ResponderEliminarMetodologias e materiais
- Aplicações interativas
- Plataformas de aprendizagem (Classroom)
- Materiais manipuláveis
- Trabalhos de pares e pequenos grupos
- Evitar situações que projetem a criança como centro de atenções
- Jogos de movimento e comunicação: mimica, imitação e adivinhas
- Facultar glossários com vocabulário no âmbito das rotinas escolares
Aluno A:
Identificação das barreiras
- Linguística
- Ausência de laços afetivos com a turma
- Avaliação (ausência de formação específica na disciplina PLNM)
…meios de envolvimento
- Proporcionar tarefas que permitam uma participação ativa, experimentação e exploração
- Enfatizar o processo, o esforço e os progressos no cumprimento dos conteúdos exigidos como alternativa à avaliação e competição
- Recurso ao apadrinhamento
… meios de representação
- Recurso a ferramentas de tradução
- Introdução de apoios visuais para clarificação de vocabulário
- Criar uma agenda semanal
… meios de ação e expressão
- Investir no ano zero para efeitos de aquisição de mecanismos linguísticos funcionais
- Aplicar a autoavaliação de forma regular
Aluno B
Identificação das barreiras
- Falta de motivação
- Apresentação oral/leitura
- Dificuldade em comunicar
…meios de envolvimento
- Proporcionar tarefas que permitam uma participação ativa
- Recurso a psicólogo ou outro técnico especializada na área da comunicação para acompanhar no contexto gerador da sua ansiedade
… meios de representação
- Elaboração de formas alternativas de comunicação através de símbolos, gestos ou escrita
- Promover atividades de escuta
… meios de ação e expressão
- Atividade desportiva funcionar como um escape às tensões e ansiedade