Princípios orientadores do Desenho Universal para a Aprendizagem

 


O DUA suporta-se num conjunto de orientações para tornar os ambientes de aprendizagem mais acessíveis a todos os alunos (Al Hazmi & Ahmad, 2018; Alves, Ribeiro & Simões, 2013a; Alves, Ribeiro & Simões, 2013b; Alves et al., 2018; CAST, 2022; Nunes & Madureira, 2015; Meyer et al., 2014).

 

 Trata-se de uma abordagem curricular que assenta nos seguintes pressupostos:

  • o planeamento das práticas pedagógicas é intencional, proativo e flexível, considerando a diversidade de alunos em sala de aula;
  • a forma como cada aluno aprende é única e singular; devem identificar-se e remover-se as barreiras à aprendizagem e participação, e maximizar as oportunidades de aprendizagem para todos os alunos;
  • a implementação de práticas pedagógicas em sala de aula, tendo por base o DUA, implica uma abordagem personalizada por parte dos docentes, na forma como envolvem e motivam os alunos nas situações de aprendizagem, no modo como apresentam a informação e na forma como avaliam os alunos, permitindo que as competências e os conhecimentos adquiridos possam ser manifestados de maneira diversa.


A partir da análise do Anexo 8 – Planificação – procure planificar a diferenciação pedagógica de dois hipotéticos de alunos, numa atividade de flexibilidade curricular, nos seguintes pontos:








7 comentários:

  1. Sala 2
    Carla Carneiro, Isabel Ferrão, Isabel Santana e Sofia Narciso

    Aluno A - estrangeiro
    Aluno B – mutismo seletivo

    Identificação de barreiras – Aluno A
    - barreira linguística (não comunica em português e com dificuldades na comunicação em inglês);
    - compreensão, interpretação e aplicação de conteúdos;
    - expressão escrita e oral e consequentemente na comunicação;
    - barreira cultural;

    Identificação de barreiras – Aluno B
    - socialização;
    - participação;
    - expressão oral;

    Soluções para eliminar as barreiras identificadas ao nível dos meios de envolvimento
    Conteúdo – rotina diária
    - Visionamento de um vídeo com frases e palavras-chave em destaque;
    - Criar um grupo com elementos de referência para o aluno B e com competências sociais para facilitar a integração dos alunos;
    - Após as apresentações, os trabalhos serão compartilhados num Padlet para que todos os alunos façam comentários, destacando aspetos positivos e fazendo sugestões construtivas.

    Soluções para eliminar as barreiras identificadas ao nível dos meios de representação
    - No canva, fazer em grupo um quadro comparativo da rotina diária do aluno A no seu país de origem e desse aluno no país de acolhimento, bem como dos restantes alunos.

    Soluções para eliminar as barreiras identificadas ao nível dos meios de ação e expressão
    - Apresentar / partilhar com a turma. Alguns dos slides incluiriam gravação de voz do aluno B.

    Metodologias e materiais
    Vídeo exemplificativo
    Trabalho em grupo (consultar a internet para consultar vocabulário/imagens de modo a interagir)
    Template do canva
    Padlet para compilação dos trabalhos (permitir partilhar/dar opiniões)

    ResponderEliminar
  2. Eunice Abre, Ilda Pinela, Paula Rocha

    aluno 1:

    Barreira - comunicação e expressão verbais e escritas em português
    Meios de envolvimento - testes, trabalhos, kahoot, respostas a questões levantadas em aula, trabalhos relacionados com artes visuais e expressão plástica, edpuzzle.
    Meios de representação - recurso ao desenho, meios digitais, expressões artísticas, jogos interativos (aula mais prática, visual)
    Meios de ação e expressão - (exemplo Os planetas - pode recorrer ao canva para apresentar um planeta e suas caraterísticas, com vídeos que encontrou sobre o tema, fazer uso de dicionário/tradutor do Cambridge), uso do padlet, construir uma maquete de um planeta ou do sistema solar, trabalho de grupo com alunos mais integrados no sistema de ensino português), fazendo uso da sua criatividade.


    Aluno2:
    Barreira - comunicação verbal
    Meios de envolvimento - testes, trabalhos, kahoot, trabalhos relacionados com artes visuais e expressão plástica, edpuzzle.
    Meios de representação - recurso ao desenho, meios digitais, expressões artísticas, jogos interativos.
    Meios de ação e expressão - (exemplo Os planetas - pode recorrer ao canva para apresentar um planeta e suas caraterísticas, recorrendo a vídeo com áudio da sua própria voz e pesquisa exaustiva que fez sobre o tema, fazer uso de dicionário/tradutor online do Cambridge), uso do padlet, construir uma maquete de um planeta ou do sistema solar, trabalho de grupo com alunos com quem o aluno se relacione melhor, fazendo uso da sua criatividade.

    ResponderEliminar
  3. Sala 1
    Sandra Alpalhão, Eulália Martins, Maria Prates e Vera Gomes
    Aluno A - Imigrante que não fala Português

    - Barreira da Língua; Dificuldades de integração na Comunidade Escolar; Barreira Cultural

    Meios de envolvimento:
    sentar o aluno(a) próximo do professor e junto de um colega que domine a Língua Inglesa (mentoria);

    Meios de representação:
    Selecionar os conteúdos / conceitos menos complexos; utilização de um recurso digital (telemóvel, tablet ect), para recorrer à tradução; Reforço de um apoio com um grupo de alunos de PLNM (elaboração de horários coincidentes em contra horário); utilização de vídeos, animações , jogos que facilitem a aquisição de vocabulário e que implique a interação entre os alunos da turma

    Meios de ação e expressão
    apresentação de pequenos textos escritos nas 2 Línguas: 1ºfazer a pesquisa em inglês e depois fazer a tradução

    Aluna B - Mutismo Seletivo
    Dificuldades de comunicação e socialização com os seus pares

    Meios de envolvimento:
    Não pressionar a aluna/respeitar o espaço/tempo; criar empatia (tentar saber quais os temas de interesse da aluna)

    Meios de representação:
    valorização e elogio dos seus progressos (reforço positivo)

    Meios de Ação e expressão:
    apresentação dos trabalhos por escrito ou em suporte digital.

    ResponderEliminar
  4. Sala 4 – Vanda, Ana Filipa Pires e Helena Nunes

    Metodologias e materiais
    - Aplicações interativas
    - Plataformas de aprendizagem (Classroom)
    - Materiais manipuláveis
    - Trabalhos de pares e pequenos grupos
    - Evitar situações que projetem a criança como centro de atenções
    - Jogos de movimento e comunicação: mimica, imitação e adivinhas
    - Facultar glossários com vocabulário no âmbito das rotinas escolares

    Aluno A:
    Identificação das barreiras
    - Linguística
    - Ausência de laços afetivos com a turma
    - Avaliação (ausência de formação específica na disciplina PLNM)

    …meios de envolvimento
    - Proporcionar tarefas que permitam uma participação ativa, experimentação e exploração
    - Enfatizar o processo, o esforço e os progressos no cumprimento dos conteúdos exigidos como alternativa à avaliação e competição
    - Recurso ao apadrinhamento

    … meios de representação
    - Recurso a ferramentas de tradução
    - Introdução de apoios visuais para clarificação de vocabulário
    - Criar uma agenda semanal

    … meios de ação e expressão
    - Investir no ano zero para efeitos de aquisição de mecanismos linguísticos funcionais
    - Aplicar a autoavaliação de forma regular

    Aluno B
    Identificação das barreiras
    - Falta de motivação
    - Apresentação oral/leitura
    - Dificuldade em comunicar

    …meios de envolvimento
    - Proporcionar tarefas que permitam uma participação ativa
    - Recurso a psicólogo ou outro técnico especializada na área da comunicação para acompanhar no contexto gerador da sua ansiedade

    … meios de representação
    - Elaboração de formas alternativas de comunicação através de símbolos, gestos ou escrita
    - Promover atividades de escuta

    … meios de ação e expressão
    - Atividade desportiva funcionar como um escape às tensões e ansiedade







    ResponderEliminar
  5. Dulce Cabeça, Elisabete Ferreira, Margarida Calisto
    Aluno 1 - estrangeiro que não fala português (1ºCiclo)
    *Barreiras:
    - linguística
    - cultural
    - dificuldade de integração do aluno
    - condição socioeconómica (?)

    *Soluções ao nível dos meios de envolvimento:
    -Atividades lúdicas
    -Recursos digitais (kahoot, etc)
    -Fichas de trabalho adaptadas
    -Escape Rooms
    -Coadjuvação com os outros professores
    -Interação com os pares

    * Soluções ao nível dos meios de representação:
    - Google tradutor
    - Flash cards
    -Trabalho de grupo com supervisão do docente
    -Uso do desenho e da linguagem pictagórica

    *Soluções ao nível dos meios de ação e expressão:
    -Tipologia de questões simples (respostas simples, escolha múltipla, V/F, preenchimento de lacunas, …)
    - Google Tradutor
    - Flash cards
    -Uso do desenho e da linguagem pictagórica



    Aluno 2 – aluno com paralisia cerebral, sem motricidade, pouca articulação oral mas com desempenho (1ºCiclo)
    *Barreiras:
    - linguística
    - condição socioeconómica (custos são muito elevados)
    - Qualidade das infraestruturas da escola (recursos físicos e humanos)
    - Motora

    *Soluções ao nível dos meios de envolvimento:
    -Recursos digitais
    -Fichas de trabalho adaptadas
    -Interação com os pares
    -Participação ativa e significativa que respeite o tempo do aluno (aula invertida, trabalho de projeto, etc)

    * Soluções ao nível dos meios de representação:
    - Computador adaptado às suas dificuldades específicas
    - Uso da tecnologia disponível (hardware e software)
    - Acessibilidades aos espaços físicos da escola
    -Uso do desenho e da linguagem pictagórica

    *Soluções ao nível dos meios de ação e expressão:
    -Permitir respostas adaptadas à condição
    - Dar-lhe o tempo e as ferramentas para se expressar
    -Uso do desenho e da linguagem pictagórica

    ResponderEliminar
  6. Sala 2

    Daniel Veloso
    Raquel Rodrigues
    Vânia Oliveira

    Aluno 1 – Aluno estrangeiro não falante de Português.
    Identificação das barreiras – Linguística, Comunicativa,
    Tradutor – Digitaliza – traduz – escrevem a resposta e traduz automaticamente para o português
    Meios de envolvimento – Software de tradução que digitaliza texto, traduz para língua nativa e volta a traduzir para a língua lecionada; caneta inteligente.
    Meios de representação – Privilegiar recursos digitais: ferramentas de tradução, vídeos, esquemas gráficos.
    Meios de ação e expressão – Apresentações orais e computador com adaptações.

    Aluno 2 – Aluno com paralisia cerebral.
    Identificação das barreiras – Comunicação linguística e verbal; tempo necessário para o aluno em sala de aula.
    Meios de envolvimento – Aula expositiva. Sentado perto do professor, para facilitar, por exemplo, a manifestação de dúvidas.
    Meios de representação – Privilegiar recursos digitais: vídeos, esquemas gráficos, etc.
    Meios de ação e expressão – Apresentações orais e computador com adaptações.

    ResponderEliminar
  7. Sala 3 Carla Fernandes, Sandra Fernandes, Lúcia Marques



    Caso 1 – aluno estrangeiro

    Barreiras: dificuldade na comunicação (receber e transmitir informação)

    Meios de envolvimento: Exercícios com auto-correção e atividades de trabalho autónomo (numa fase inicial); Maior envolvimento dos professores de PLNM. Trabalhar noticia, reportagens, textos sobre personalidades do país de origem.

    Meios de representação: Testes, fichas e outros materiais em inglês, e/ou em formato digital com possibilidade do aluno traduzir para a sua língua. Apresentação de trabalhos orais com recurso a vídeos (pré-gravados), com legendas em PT para os colegas.

    Meios de ação e expressão: recorrer a imagens, vídeos e animações. Jogos e cartões (de associação da palavra à imagem) Utilização de etiquetas na sala de aula para mobiliário, materiais e regras/solicitações frequentes na sala de aula.



    Caso 2 – aluno com paralesia cerebral

    Barreiras: dificuldade na comunicação (transmitir informação); Motrocidade fina (escrita); e interação com os colegas.

    Meios de envolvimento: Maior envolvimento dos professores do Ensino Especial. Exercícios com auto-correção e atividades de trabalho autónomo. Caso possível ser o aluno a criar atividades para desenvolver com os colegas (programação de jogos). – Necessidade de parcerias com outras disciplinas (TIC e outras). Colocar o aluno numa posição de “professor” na correção de exercícios (identificação de erros). Trabalhar noticia, reportagens, textos sobre personalidades com problemáticas similares, com relevo na sociedade.

    Meios de representação: utilização do digital nas apresentações, por exemplo aplicações de conversão de texto em voz. Elementos de avaliação em formato digital.

    Meios de ação e expressão: Imagens, vídeos, jogos, construção de pequenos textos.

    ResponderEliminar