Reflexão sobre Anexo 7

 


O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) assenta em práticas pedagógicas flexíveis que oferecem oportunidades e alternativas acessíveis para todos os alunos em termos de métodos, materiais, ferramentas, suporte e formas de avaliação, sem alterar o nível de desafio e mantendo elevadas expetativas de aprendizagem. Pretende-se, assim, identificar e remover as barreiras à aprendizagem e participação e maximizar as oportunidades de aprendizagem para todos os alunos. (...)

 


É o agir da pessoa que reorganiza a forma como o cérebro se organiza. Mas, se ainda está em momento de estruturar um conhecimento, uma capacidade, uma atitude, esse processo é ainda frágil e com erros. O cérebro não o saberá fazer em total autonomia. Por isso, a atividade carece de mediação, algo exterior ao aluno que suporta o processo através do qual ele realiza a sua atividade, por exemplo, o docente, um objeto, uma situação, um par...

A mediação da aprendizagem é muito importante no processo de ensino e de aprendizagem. Os conteúdos estão cada vez mais à disposição dos alunos, sendo o desenvolvimento da autonomia cada vez mais premente.

Ensinar para o cérebro aprender implica que o docente, assumindo o papel de facilitador da aprendizagem, invista um esforço significativo em práticas pedagógicas, que:

  • Envolvam o aluno e o tornem ativo no processo de construção;
  • Tenham em consideração diferentes capacidades e estilos dos alunos na apropriação e expressão do conhecimento;
  • Foquem o desenvolvimento dos alunos nas suas capacidades executivas e de metacognição – responsáveis pela construção de um cérebro “learn to be ready”. (…)

 

Retirado de "Módulo 3: Desenho Universal para a Aprendizagem"


A partir da análise do Anexo 7 – Exemplo de instrumento para autorreflexão – Desenho Universal para a Aprendizagem do Manual de Apoio à Prática - Para uma Educação Inclusiva (Pereira et al., 2018):

1. Como pode o DUA ser aplicado mais eficazmente?

2. Consideram que a vossas escolas estão prontas a implementar o DUA?

3. Que dimensões consideram mais difíceis de implementar?

4. Que práticas já implementam que são compatíveis com o DUA? Quais é que são divergentes com esta abordagem?

5. Que condições necessitariam para uma implementação do DUA mais eficaz?

4 comentários:

  1. sala 4- Paula Rocha, Carla Gameiro ,Maria Prates
    1- Começar por fazer diagnóstico / caraterização do aluno de modo a obter um perfil o mais fiel possível das suas capacidades/interesses/expectativas do aluno.
    2. As escolas de um modo geral não estão preparadas devido a vários constrangimentos:
    -elevado nº de alunos por turma;
    - recursos insuficientes ou na maior parte do tempo não estão operacionais;
    - a impossibilidade ou inexistência de haver uma sala fixa por turma que permita uma organização pré definida/ planeada desde o inicio do ano letivo.
    3- Escolher a estratégia mais adequada ao grupo turma de modo a motivar / estimular os alunos para a sua aprendizagem .
    4- Diferentes formas de organização da sala, recursos diversificados, nomeadamente os digitais já são ferramentas recorrentes.
    São divergentes os constrangimentos já referidos na questão 2.
    5- A implementação seria mais eficaz se não existissem os constrangimento já apontados nas questões anteriores. Esta implementação do DUA seria, também, mais eficaz se cada docente tivesse um maior nº de horas para trabalho colaborativo.

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  2. Sala 1
    Andreia Vinagre, Ilda Pinela, Isabel Ferrão e Vera Gomes

    1. Como pode ser o DUA aplicado eficazmente?
    Coadjuvação em sala de aula / recursos humanos (pré-escolar)
    Desdobramento das turmas em turnos.
    Mais recursos materiais /investimento financeiro nas salas de aula
    Redução da carga horária por docente para permitir maior trabalho colaborativo
    Menos turmas por professor
    Menos burocracia

    2. Consideram que as vossas escolas estão prontas a implementar o DUA?
    Não, as escolas não estão preparadas para atender às necessidades específicas dos alunos. A escola não acompanhou a evolução dos tempos. Não reunindo as condições referidas no ponto anterior, não se torna apelativa para implementar o DUA.

    3. Que dimensões consideram mais difíceis de implementar?
    Proporcionar múltiplos meios de envolvimento é difícil de implementar quando não há motivação por parte dos alunos para aprender. Nem sempre há apoio/incentivo por parte da família para valorizar a escola e o processo de aprendizagem.

    4. Que práticas já implementam que são compatíveis com o DUA?
    Diversificação de recursos na abordagem dos conteúdos
    (materiais audiovisuais, materiais manipuláveis MAB, maletas pedagógicas, manuais interativos, etc…)
    Estratégias
    (trabalho em pares/grupo, apresentação de trabalhos orais, trabalhos realizados com recurso ao digital, etc…)
    Quais é que são divergentes com esta abordagem?
    Exposição teórica, ensino centrado no professor, …

    5. Que condições necessitariam para uma implementação do DUA mais eficaz?
    Reestruturação do sistema educativo
    O DUA seria mais eficaz se fossem ultrapassados os constrangimentos identificados no ponto 1.

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  3. 1. Disponibilização de sala de aulas com os materiais adequados e diversificados;
    - Organização de sala de aula adequada e flexível;
    - Criação de espaços em sala para criação de pequenos grupos de alunos;
    - Partilha de materiais autocorretivos para maior desenvolvimento da autonomia dos alunos;
    - utilização de ferramentas como a classroom;
    - criar roteiros de aprendizagem;
    - criar de instrumentos de regulação da aprendizagem.

    2. As escolas não estão preparadas a nível dos edifícios e sala de aulas;
    - Falta de recursos materiais e condições mínimas para a utilização dos equipamentos digitais;
    - É necessário mais tempo para trabalho colaborativo entre docentes.

    3. Redes afetivas - ir ao encontro dos interesses diferentes dos alunos relativamente aos currículos;

    4. Utilizar ferramentas/modos de apresentação que vão ao encontro dos interesses e necessidades dos alunos: séries televisivas, temas desportivos, recorrer a estilos musicais e cantores, influencers, kahoot, quizzes...

    Quais é que são divergentes com esta abordagem?
    - aulas demasiados expositivas sem a diversidade de meios recursos e apresentação.

    5. coadjuvações em sala de aula;
    - redução do número de alunos por turma;
    - redução da componente letiva para produção e partilha de materiais;
    - aumento do número de horas para trabalho colaborativo para partilha de experiências e estratégias a implementar nas salas;
    - criação de banco de recursos para partilha e adaptação de materiais;
    - mais tempo para articulação entre as áreas disciplinares e a Educação Especial.

    Sala 3 – Isabel Santana, Sandra Alpalhão, Eulália Martins e Sofia Narciso

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  4. Eunice Abre, Helena Nunes, Ana Filipa Pires, Vanda

    Sala 2
    1- A eficácia da aplicação do DUA poderá passar por:
    - Diversificar as formas de apresentação dos conteúdos diferenciando os recursos materiais de acordo com os interesses e/ou perfis de aprendizagem dos alunos
    - Investir tempo no diagnóstico de atividades passiveis de gerar maior interesse por parte dos alunos, de modo a poderem assim alcançar melhor os objetivos
    - Conferir aos professores condições e tempo para que possam implementar o mesmo (materiais, técnicas e formação específica em jogos didáticos, por exemplo)

    2 - As escolas não estão prontas, nem ao nível dos recursos humanos, nem ao nível dos recursos materiais.

    3 - A dimensão afetiva.
    4 – Práticas recorrentes: recurso ao digital (participação em plataformas), aprendizagem baseada em jogos, debates, recurso ao brainstorming.
    Práticas divergentes desta abordagem: ensino tradicional centrado no professor como transmissor ou difusor de conhecimentos.

    5- Turmas mais pequenas, recursos humanos e materiais, necessidade de se criarem escolas de pais.

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