O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 116/2021, de 13 de setembro, enuncia um conjunto de princípios, práticas e condições de operacionalização da educação inclusiva que resultam de opções teóricas e metodológicas, designadamente a abordagem multinível e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). (…)
Neste sentido, as práticas pedagógicas sustentadas no DUA oferecem oportunidades e alternativas acessíveis em termos de métodos, materiais de suporte e formas de avaliação, mantendo elevadas expectativas de aprendizagem. Pretende-se, assim, identificar e remover as barreiras à aprendizagem e à participação, envolvendo, motivando os alunos com vista ao sucesso.
O DUA aplica-se ao currículo e norteia-se por três princípios básicos (Figura 1) que suportam um conjunto de orientações para tornar os contextos de aprendizagem acessíveis a todos os alunos:
Princípio 1 Proporcionar múltiplos meios de envolvimento (“o porquê” da aprendizagem);
Princípio 2 Proporcionar múltiplos meios de representação (“o quê” da aprendizagem);
Princípio 3 Proporcionar múltiplos meios de ação e de expressão (“o como” da aprendizagem). (…)
(...) O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) começou como um projeto do Centro Nacional de Acesso ao Currículo Geral (NCAC) e é geralmente atribuído a David Rose, Anne Mayer e seus colegas do Center for Applied Special Technology (CAST), apoiado pelo Escritório de Programas de Educação Especial do Departamento de Educação dos Estados Unidos, em 1999, em Massachusetts. (…) O conceito inicial teve como objetivo criar ambientes físicos acessíveis e ferramentas que pudessem ser utilizados pelo maior número de pessoas possível, independentemente das suas necessidades físicas e cognitivas. Um exemplo clássico do Desenho Universal são as rampas das calçadas: ainda que originalmente fossem planeadas para pessoas que usassem cadeiras de rodas, atualmente são usadas por todos, desde pessoas com carrinhos de compras, a pessoas com carrinhos de bebés e crianças, entre outras. (…)
Desenho Universal é um conceito que tem como pressupostos a conceção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem utilizados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistida. (…)
O DUA é uma abordagem concebida em função dos principio pelos quais o cérebro se desenvolve e pretende ser uma abordagem dependente da figura do docente. Tendo em vista uma educação holística, significativa e de base humanista, estabelece como objetivos:
- garantir o acesso, a participação e o progresso de todos os alunos (diversidade), ao planear a acessibilidade dos ambientes pedagógicos (redução/eliminação das barreiras ao processo de ensino e de aprendizagem);
- promover a intencionalidade de práticas pedagógicas diferenciadas;
- acautelar o comprometimento com o desenvolvimento de competências e da autonomia;
- mobilizar práticas pedagógicas focadas: no envolvimento ativo do aluno;
- na diferenciação da apropriação e expressão dos saberes; no desenvolvimento das capacidades executivas (imprescindíveis para a construção da mente);
- abordar dinâmicas contínuas de medidas de apoio à aprendizagem, com monitorização e reflexão constantes, orientadas para a eficácia da sua ação.
Desenho Universal para Aprendizagem - Lista de reprodução (6 vídeos) (Legendas em Inglês)
https://www.youtube.com/watch?v=hwPuJ4l_ukE&list=PLEVdYHEH5JvMbG5R32VRYtKJIRhWoui4g
DUA: Princípios e Práticas - Lista de reprodução (6 vídeos) (Legendas em Inglês)
https://www.youtube.com/watch?v=pGLTJw0GSxk&list=PLDD6870F2D42327F3
SOBRE DESENHO UNIVERSAL, ALGUNS SÍTIOS:
Acessibilidade Portugal
http://acessibilidade-portugal.blogspot.com/
Acessibilidade.gov.pt
https://www.acessibilidade.gov.pt/
Centro de Avaliação em Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
European Assistive Technology Information Network
http://www.eastin.info/home.aspx?pg=searches2007&ln=en
Instituto Nacional para a Reabilitação
World Health Organization - International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF)
http://www.who.int/classifications/icf/en/
Sítios da Internet Acessibilidade.net
http://www.acessibilidade.net/
Aspetos relativos ao DUA são tratados nos seguintes livros:
Teaching Every Student in the Digital Age (Rose & Meyer, 2002)
The Universally Designed Classroom (Rose, Meyer & Hitchcock, 2005)
A Practical Reader in Universal Design for Learning (Rose & Meyer, 2006)
A Teacher’s Guide to Applying Universal Design for Learning (Novak & Couros, 2022)
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